Incorporação - Ordem do O, com Pedro Ramos


Na presença de organismo vivos, cuja forma é complexa como a das árvores, bem como no contexto que as envolve - a floresta- o corpo entra em diálogo empático com essas formas e sistemas dinâmicos ao contempla-los. Reencontra significado na qualidade dessa ligação, e nesse diálogo encontra um léxico próprio, aqui priveligiado no veículo do corpo e da linguagem não verbal.
Cria-se um vocabulário próprio para comunicar com a realidade viva da floresta, com a matéria, e com a complexidade das estruturas vivas. Uma linguagem que expresse e contemple e assinale nuances do sensível, da interioridade e da expansão da consciência.
O trabalho explora e investiga o segredo latente na substância da qual somos feitos. Que caminhos se abrem quando escutamos o percurso da vida?
Quando navegamos no corpo, ( e pelo corpo) nos vincos, correntes, ondas e marés da sua substância, que padrões, texturas, formas e movimentos são revelados?
Este estudo insere-se no contexto do projecto Alento: uma nova etapa do percurso artístico de Pedro Ramos na área da criação e investigação que cruza as artes performativas, a Ecologia profunda, o Yoga e a Alquimia.
Contextualização
“Durante a maior parte da existência da nossa espécie, os seres humanos estabeleceram relações com todos os aspectos sensíveis à  sua volta, trocando possibilidades com cada forma que se agita, com cada superfície rugosa ou macia e com cada entidade tremente a que calhava darem a sua atenção.
(…) devemos renovar o nosso conhecimento do mundo sensível em que todas as nossas técnicas e tecnologias estão enraizadas. Sem o oxigénio da respiração das florestas, sem a força da gravidade e a desordenada magia dos rápidos fluviais, não temos nenhuma distanciação em relação às nossas tecnologias, nenhuma maneira de avaliar as limitações delas, nenhuma maneira de impedir que nos transformemos nelas. Precisamos de conhecer as texturas os ritmos e os sabores do mundo corporal e de distinguir prontamente esses sabores dos que são invenção nossa. A realidade diretamente sensível, em todo o seu mistério mais-do-que-humano, continua a ser a única pedra de toque sólida para o mundo experiencial agora inundado de panoramas electronicamente gerados e de prazeres fabricados; só no contacto regular com o chão tangível e com o céu podemos aprender a orientar-nos e navegar nas dimensões múltiplas que agora nos reclamam.”
David Abram
(in “A Magia do Sensível” )
Ficha Artistica:
Criação e Interpretação: Pedro Ramos
 
 
Programa EARTHfest'2018: Espectáculo/ Performance | À Procura da Terra

Público-Alvo: Público em geral, Adultos, Profissionais das Áreas Artísticas
  

Dia: domingo, 22 de Abril
 
Horário: 11h30 a 13h00 (integrado no espectáculo de percurso)

Local: Zona Florestal na Proximidade do CIM (ponto de encontro frente à entrada principal do CIM)

Duração: 30'

Nº mínimo e máximo de participantes: limite é a capacidade do espaço (~40 pessoas)
 
Inscrição: Esta atividade não carece de inscrição prévia.